Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Após as PASO, o mercado de câmbio sofreu um choque. A vitória de Javier Milei com La Libertad Avanza foi seguida por uma segunda-feira agitada: desvalorização do câmbio oficial, remarcação de preços e disparada do dólar azul por vários dias até $ 795, um novo recorde. Nesta quinta-feira caiu pela primeira vez em 13 dias, apesar de ainda valer mais de $ 150 acima do fechamento da sexta-feira antes das eleições.

Neste quadro, a diferença situou-se em 115,7%, depois de ter tocado na quarta-feira 127,1, o seu nível mais alto desde a tourada de julho de 2022, após a demissão do então ministro da Economia, Martín Guzmán. O azul até agora nesta semana acumula um salto de $ 155. Por seu lado, as taxas de câmbio também continuaram pressionadas com o CCL acima de $ 740 e o MEP em $ 660.

Para o economista Federico Glustein, "o dólar azul está superaquecido" e sua forte alta ao longo desta semana "representa a incerteza gerada pelo resultado eleitoral mais a desvalorização". "Apesar da queda do dólar Catar (para turismo), ele reagiu exageradamente a patamares que pareciam não ter teto nem piso, mas volatilidade absoluta e sem leme na gestão econômica. Passado alguns dias, vemos um retrocesso pela falta de compradores para esses valores, fechou em $ 760 depois de tocar os $ 800", explicou.

Sobre qual poderia ser o seu piso, disse que "poderia continuar a descer rapidamente para o valor atualmente fixado pelo CCL, que é de $ 740, embora fosse necessário pensar numa dinâmica que permitisse avaliar se o gap com o MEP de 15% se sustenta por muito tempo ou tende a quebrar o piso estabelecido pelo CCL e empurrar as demandas e cotações para baixo".

Por fim, Glustein disse que havia uma vantagem "puré" do dólar e, portanto, poderia continuar a trajetória descendente como uma "realização de lucros". No entanto, toda essa análise, esclareceu, pode ser revertida caso ocorram problemas no nível macro, como o não envio de dólares do FMI ou fatores políticos.

Por sua vez, a economista Natalia Motyl disse que hoje o piso está em $ 700. "O principal fator são os desembolsos do FMI, que são o único suporte físico para o peso que pode tranquilizar os mercados. Se isso for desperdiçado, continuaremos em uma dinâmica muito instável na qual novas pressões de alta podem se desenvolver", afirmou.

"Uma desvalorização gradual sem reservas é uma bomba-relógio porque tem um impacto negativo na demanda do peso. É o que estamos vendo agora, com um aumento da demanda de dólares para cobertura. Hoje o mercado desconta que esse governo não será capaz de sustentar a política de manutenção do câmbio defasado e responde na expectativa de uma nova correção", afirmou.

Já o analista financeiro Salvador Di Stéfano em uma coluna deste meio opinou: "A alta do dólar no atacado para $ 350 mudou todos os preços da economia. Isso deixou os balcões com preços muito altos para o consumidor, isso implica Desde as vendas cairão, as empresas não conseguirão financiar suas despesas de estrutura com esses preços, se os preços não se ajustarem para baixo, algumas empresas terão que baixar as persianas, ou trocar dólares para financiar a transição."

E completou: "Se pegarmos um preço do dólar azul a $780, isso nos está dando um gap de 123%, com um gap maior que 120% seria conveniente vender. Se colocar esse dinheiro a 10% ao mês é mais negócio."

Por sua vez, para o economista Gustavo Ber, "depois da fuga do dólar livre, até níveis de pânico que só ficaram atrás de outubro de 2020, é que a atenção das operadoras está voltada para os dólares financeiros já que eles vêm caindo defasados atrás, em maior medida claramente o MPE para as intervenções, e assim abrindo espaço para arbitragem por parte de alguns operadores".

Fonte: Ámbito

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004