Slide background

Nos dias 19 e 20 de abril de 2023, a Sede da Organização das Nações Unidas – ONU, na cidade de Nova York sediou a 36ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Câmara Internacional da Industria de Transportes – CIT, a qual foi transmitida ao vivo na UN web TV e contou com a participação de delegações de 19 países membros.

Para dar início ao evento, a Secretaria geral apresentou um resumo executivo das atividades da CIT desde a última assembleia ocorrida na Costa Rica. O Conselho de Representantes aprovou a entrada das novas associadas e afiliadas, de forma unânime: ASTRA – Associação dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens e Cargas (Capítulo Brasil); G4 Daniel Gasnier (Brasil); 3e Infotech e D2B CARGO (Índia); Savannah Supply Chain (Estados Unidos da América); ITS POLSKA (Polônia) e o Departamento de Assuntos Econômicos Comércio e Indústria (Aruba). A Rede de Transportes Internacional (RTI) conta atualmente com 58 países membros.

Durante o evento, o Conselho de Representantes elegeu a nova diretoria para o biênio 2023-2025: Secretário-Geral, Paulo Vicente Caleffi (BRASIL); Subsecretário-Geral, Oscar Grenald Castillo (PANAMÁ); Diretor Regional do Cone Sul, Guillermo Werner (ARGENTINA); Diretor Regional da América do Norte, América Central e o Caribe, Julio Solis (PANAMÁ) e por último o Diretor Regional da Região Andina, José Juan Ciccia (PERU). Ainda, na oportunidade, foram designados por meio de Atos Normativos:
· Francisco Carlos Gonçalves Cardoso (BR), Diretor Coordenador da Comissão de Transporte de Cargas;
· Fredy Camilo Garcia Moreno (CO), Diretor Coordenador da Comissão de Transporte de Passageiros;
· María Cecília Anan (AR), Diretora Coordenadora da Comissão de Mulheres e Jovens Líderes;
· Paulo Gaba Jr. (BR), Diretor Coordenador da Comissão de Tecnologia e Inovação;
· Silvio Vasco Campos Jorge (BR), Diretor Coordenador de Assuntos Marítimos Portuários;
· Martinho Ferreira de Moura (BR), Diretor Coordenador de Turismo e Frete;
· Luiz Sávio Salgado Brandão (BR), Diretor Coordenador do Setor de Saúde e ESG;
· Martin Guillermo Ojeda Trujillo (PE), Diretor Coordenador de Assuntos Jurídicos;
· Edgar Manuel Mora Carrión (EC), Diretor Coordenador de Segurança no Transporte.

Da mesma forma, foram designados:
· Jan Hoffmann (SUÍÇA), Cônsul Honorário da CIT na Europa para representar institucionalmente a CIT em assuntos relacionados a comércio, tecnologia, capacitação, logística e transporte no continente europeu.
· Nelson Chávez (presidente do Capítulo Equador) Diretor Honorário da CIT pela sua dedicação e compromisso com o desenvolvimento e crescimento da instituição.

Outro momento marcante da 36ª AGO da CIT foi a condecoração de algumas personalidades com a Medalha da Ordem do Mérito Interamericano de Transportes:

Grau Diario:
1. Álvaro Julião Massingue, presidente da Câmara de Comércio de Moçambique, presidente do Capítulo Moçambique;
2. Edgar Manuel Mora Carrión, Diretor Coordenador de Segurança no Transporte da CIT, Capitulo Equador;
3. José Juan Ciccia Carpena, Diretor Regional Andino da CIT, Diretor do Capítulo Peru;
4. Martin Guillermo Ojeda Trujillo, Diretor Coordenador de Assuntos Jurídicos da CIT, Diretor do Capítulo Peru;
5. Natália Sánchez Quintero, presidente da American Trucking Cargo, presidente do Capítulo Estados Unidos; e
6. Yannick Goupil, presidente do Capítulo Canadá.

Grau Cônsul:
1. Afrânio Rogério Kieling, presidente da FETRANSUL, Capítulo Brasil;
2. Francisco Carlos Gonçalves Cardoso, Diretor Coordenador da Comissão de Transporte de Cargas da CIT, presidente da ABTI, Capítulo Brasil;
3. Jan Hoffmann, Chefe da Subdivisão de Logística Comercial da Divisão de Tecnologia e Logística da UNCTAD/ONU, Suíça;
4. Newton Jerônimo Gibson Duarte Rodrigues Júnior, presidente da ABTC, Capítulo Brasil;

Desde 2022, a CIT tem certificado algumas empresas com a Certificação de Qualidade Classe Mundial CQCIT e CITGREEN. Das empresas aprovadas nesta edição, receberam as certificações durante a Assembleia:
- Transportes Bertolini;
- Grupo APISUL;
- Transportes Cavalinho; e
- KODEX Logística.

A ABTI parabeniza a diretoria e colaboradores da associada Transportes Cavalinho pelo empenho e dedicação durante todos esses anos de atuação. Quando o trabalho é realizado com comprometimento e segurança, os resultados se destacam.

O marco da 36ª AGO da CIT foi a conclusão do 1º Curso de Facilitação de Trânsito – CONTRETI, desenvolvido em parceria com a UNCTAD/ONU e patrocinado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). A cerimônia de encerramento foi durante a Assembleia, oportunidade em que foram publicados os nomes dos 70 (setenta) alunos aprovados no curso. Os representantes da UNCTAD, juntamente com os representantes da ABTI e CNT, entregaram os certificados aos alunos aprovados que estavam presentes no evento.

Confira o que foi abordado durante a 36ª Assembleia Geral Ordinária:
- Desafios e oportunidades na logística internacional: uma indústria no trânsito;
- Segurança no Transporte de Mercadorias, Tecnologias e Controle;
- Oportunidades de Negócios entre os Estados Unidos e América Latina: O porto de Savannah em constante crescimento na tecnologia e infraestrutura;
- Panorama econômico atual da Colômbia;
- Potencial de descarbonização do transporte. Competitividade econômica e melhoria ambiental;
- Mulher no Mundo do Transporte: sua visão global;
- COMJOVEM NACIONAL (Brasil): 15 anos representando o Transporte Rodoviário de Carga;
- A intervenção do setor de transportes na crise pandêmica da Covid-19 e a crise política de 2023;
- O transporte e a logística em meio as adversidades;
- Mudanças nas matrizes energéticas;
- Softlanding – Rússia, Programa de capacitação CIT CYLOG 4.0 e GETRAM Tec.

Importante destacar que o Conselho de Representantes aprovou os seguintes documentos:

– Resolução nº 1/2023 – trata dos protocolos para condições seguras para o transporte de passageiros e mercadorias frente às ações de bloqueios nas estradas; e

– Moção ao Congresso Nacional do Brasil – referente à aprovação e conversão em lei de norma estabelecendo a contratação de seguro para a cobertura da responsabilidade por danos à carga, durante a operação de transporte, com exclusividade ao transportador.

Por fim, o Secretário-Geral da CIT, Paulo Caleffi, comemorou orgulhoso o Livro comemorativo dos 20 anos da CIT, o qual foi lançado em sua versão física e teve grande procura para aquisição. Para adquirir um exemplar entrar em contato pelo cit@cit-international.org

De 12 a 14 de julho de 2023, será realizada na cidade de Maputo, Moçambique, a Assembleia Geral Extraordinária, em parceria com a Câmara de Comércio de Moçambique (CCM), membro da CIT. Ainda neste ano, ocorrerá a 37ª Assembleia Geral Ordinária na sede da FADEEAC (Federação Argentina de Entidades Empresariais de Autotransporte de Cargas) em Buenos Aires, Argentina, nos dias 22 e 23 de novembro.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil