Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Desde 2020 vem sendo discutida a pauta da Concessão do Centro Unificado de Fronteira – CUF, que teve o prazo expirado referente à ligação rodoviária internacional entre as cidades de Santo Tomé e São Borja em 29 de agosto de 2021. Em 2021, os Governos realizaram uma série de reuniões para definir a transição, sua conjuntura e as condições em que o recinto alfandegado integrado operaria.

Então, determinaram que não havia outra medida mais adequada e eficiente do que a prorrogação urgente da concessão da Ponte Internacional Santo Tomé – São Borja, em caráter excepcional, para garantir a continuidade do serviço atendendo ao interesse público e, assim, permitir a continuidade e regularidade das operações de controle do fluxo de pessoas, mercadorias e meios de transporte pelo CUF.

Desta forma, foi prorrogado o Contrato da Concessão Internacional por um período de 365 dias, prorrogável por mais 365 dias, mediante acordo prévio das partes, sendo este último prazo encerrado em 29 de agosto de 2023.

A Ponte da Integração é uma rota de comércio importante, especialmente para a indústria automotiva, fundamental para a economia dos dois países. Nesta fronteira, passam cerca de 30% de todo o comércio internacional entre o Brasil e a Argentina. O CUF tem sido a escolha prioritária para a exportação, por via rodoviária, de produtos brasileiros de maior valor agregado.

Diante da importância da dita fronteira para o comércio exterior, será realizada amanhã, 28 de março, às 15h, no auditório da CNT, em Brasília, uma reunião que abordará esta temática. O presidente da ABTI, Francisco Cardoso estará presente no evento representando a entidade e os interesses dos associados, que entendem que a permanência de uma concessão privada é a melhor opção para manter a agilidade e a qualidade na prestação de serviços.

O evento está sendo organizado pela Confederação Nacional do Transporte e contará com a participação do setor público e das seguintes entidades de classe representativa:

- Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística – NTC&Logística

- Associação Brasileira de Transportadores Internacionais - ABTI

- Federação das Empresas de Logística e de Transporte de Cargas do Rio Grande do Sul - FETRANSUL

- Federación Argentina de Entidades Empresarias de Autotransportes de Cargas - FADEEAC

- Associação Comercial, Industrial, Prestação de Serviços e Agropecuária de São Borja – ACISB

- Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul – SDAERGS

- Sindicato do Sistema Comércio – SINDILOJAS São Borja

- Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL

- Associação dos Municípios das Missões - AMM

- Câmara Empresarial Argentino Brasileira do Rio Grande do Sul – CEAB-RS

- Associação dos Municípios da Fronteira Oeste – AMFRO

- Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS

Data: 28 de março de 2023

Horário: 15 horas

Local: Auditório CNT

Endereço: SAUS, Quadra 1, Edifício Clésio Andrade, Asa Sul, Brasília/DF

São pautas da reunião:

O futuro da concessão do CUF (Centro Unificado de Fronteira) / Ponte Internacional da Integração São Borja-Santo Tomé e sua importância para a economia junto ao comércio internacional Brasil / Argentina / Mercosul.

Manutenção da Ponte Internacional entre Uruguaiana e Passo de Los Libres

A reunião será realizada de forma híbrida, possibilitando a participação maior do público. Para participar, clique aqui.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004