Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Durante esta semana, compartilhamos nas redes sociais da ABTI uma série de conteúdos voltados a área do comércio exterior como forma de comemorar a semana do Comex. Foi apresentado ao público o que é o Comex, quem faz, no que influencia, o que impacta, também falamos da OMA e da importância da área para o crescimento e progresso dos países.

O que é o comércio exterior?

Comércio Exterior trata-se da negociação de produtos e serviços entre empresas de dois países, estando ligado diretamente à importação e exportação, envolvendo todos os processos necessários para que o acordo entre ambas as partes ocorra da melhor forma.

Durante muito tempo o processo de exportação e importação esteve restrito a poucas organizações que tinham seus contatos ao redor do mundo. Contudo, o impacto da globalização, tem facilitado a ligação entre diversos países, fazendo com que a circulação de mercadorias e insumos seja feita com mais agilidade.

Quem faz o comércio exterior?

A área de comércio exterior é bastante ampla, com diversas possibilidades de atuação, entre as principais estão: analista, consultor, despachante aduaneiro, agente de cargas, logística e transporte internacional.

O profissional de comércio exterior costuma estudar bastante o mercado afora para encontrar novas oportunidades de comercialização, além de conhecer as tendências e costumes de outros países para melhor negociar as operações.

No que influencia o comércio exterior?

O Comércio Exterior influencia diretamente no desenvolvimento econômico dos países. O setor tem uma grande capacidade de fazer girar a economia e de abrir novas oportunidades de negócios com diferentes países do mundo.

Um ponto bastante interessante para o setor é a possibilidade de se reinventar diante das dificuldades, tendo em vista a atuação com diversos países e, consequentemente, diferentes cenários econômicos, o que possibilita a continuidade no faturamento mesmo com instabilidades internas.

Quando procurar pelos serviços de comércio exterior?

Realizar uma operação no mercado internacional pode ser um tanto complexo se comparar com o mercado nacional. Isso demanda conhecimento técnico de sistemas aduaneiros, jurídicos e fiscais. Então, a melhor opção é procurar um profissional qualificado na área para desenvolver todos os trâmites de maneira correta.

No Mercosul a operação mais utilizada por empresas brasileiras é a exportação, neste caso, exportar produtos nacionais para os demais países do bloco ou integrantes da Aladi. Não necessariamente a interessada precisa estar envolvida com a produção do produto, podendo atuar no fornecimento, transporte, distribuição e outros tipos de atividades que envolvam a transação.

Qual o impacto do comércio exterior?

O Comex impacta as empresas dando maior acesso a diversidades de fornecedores, insumos e matérias-primas, também possibilita a melhora do comércio, aumenta a confiabilidade e competitividade, alavancando as vendas e abrindo espaço para parcerias com novos fornecedores e países.

Em suma, o Comércio Exterior também beneficia as empresas no crescimento da produtividade, incentivos fiscais, otimiza a qualidade do produto, diminuição da dependência do mercado interno, acesso de novas tecnologias, dentre outros...

Além disso, o Comex ainda possibilita, em caso de uma crise econômica interna no país, a continuidade da comercialização dos produtos no exterior, diminuindo o prejuízo das empresas.

OMA – Organização Mundial das Aduanas

No dia 26 de janeiro é comemorado o Dia Internacional das Aduanas, foi nesse dia em 1953, na Bélgica, que aconteceu a primeira sessão do Conselho de Cooperação Aduaneira, hoje conhecida como Organização Mundial das Aduanas - OMA. Essa data ficou marcada como o início de uma organização intergovernamental global, que tem como objetivo aprimorar as administrações aduaneiras no mundo.

Atualmente, mais de 90% das Aduanas espalhadas pelo mundo fazem parte da OMA, o que representa aproximadamente 98% do comércio global. OMA é Comércio Exterior!

Hoje, 28 de janeiro, no dia do comércio exterior, não poderíamos deixar de parabenizar e agradecer a estes profissionais que movimentam o comércio exterior e auxiliam no desenvolvimento econômico dos países. Feliz dia do Comércio Exterior para todos que fazem essa área acontecer!

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004