Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Recentemente, a Associação recebeu a informação que tripulantes do transporte rodoviário internacional de cargas estavam tendo dificuldade para cruzar a fronteira Paso de los Libres – Uruguaiana (em ambos os sentidos), em momentos em que o veículo aguarda por processos de tramitação e liberação para continuar viagem, e, diante disso, cruzavam como pedestres ou em táxi.

A Associação levou o impasse à Cristian Alarcon da Direção Nacional de Migrações, que convocou uma reunião conjunta com o chefe do Esquadrão que está a cargo da coordenação da Ponte Internacional pela Gendarmeria Nacional e o Diretor de controle, Estebán Moreno, para debater o assunto e encontrar uma solução para o problema.

Diante da atual situação, ficou definido o seguinte procedimento para os motoristas ou empresas que optarem pela saída do tripulante com destino a Uruguaiana:

Saída – O trâmite migratório será feito dentro do Cotecar, nas mesmas cabines em que são feitas para em lastre e/ou exportação argentina, na qual será emitido um comprovante de saída que deverá ser entregue nas cabines de trânsito fronteiriço.

Retorno – Para o tripulante estar novamente habilitado a exercer a atividade com o seu veículo de carga, o mesmo terá que ingressar na Argentina como segundo motorista, declarado no MIC/DTA.

Cabe lembrar que, um motorista será considerado como tripulante do transporte rodoviário internacional de cargas somente quando ingressar no território estrangeiro com um veículo apto a realizar a operação, ou seja, deve estar em um caminhão devidamente permissionado e registrado no MIC/DTA para tal fim.

Ainda, a ABTI reforça que no momento não há como operar com outro procedimento devido à alta demanda no setor migratório argentino. Em caso de dúvidas, a Associação permanece à disposição para demais esclarecimentos.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004