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Na quinta-feira, 22 de dezembro, o Ministro de Transporte e Obras Públicas, José Luis Falero, o Subsecretário, Juan José Olaizola, e a Prefeita de San José, Ana María Bentaberry, acompanhados do Presidente da República, Luis Lacalle Pou, inauguraram 25 quilômetros de via dupla na Ruta 3, entre as estradas 1 e 11.

"A primeira etapa que resolve o permutador que foi complicado...", mas ainda há alguns trabalhos a serem feitos, disse Falero. (...) Estamos construindo uma ponte sobre o rio San José. Antes de chegar na cidade de San José, você verá uma rotatória, mais ou menos 1 quilômetro e algo, que leva à direita, em direção ao frigorífico na área, e gera um desvio com a Ruta 11. Esse desvio leva uma nova ponte sobre o rio San José que já está muito avançada. Estamos falando de meados do próximo ano estarmos inaugurando a ponte e o viaduto".

Na Ruta 3, foram executadas aproximadamente 142 mil toneladas de massa asfáltica e 12 mil m3 de concreto para pavimentação; foram construídos 86 abrigos para pedestres; foram instaladas 609 colunas de iluminação; foi dado ênfase especial à segurança rodoviária, com a colocação de 3.500 m de parapeitos metálicos para proteger o tráfego e as pontes.

O projeto incluiu ainda intervenções complementares em alguns sub-traços da via, como calçada de serviço e uma ciclovia (12,5 km no total, nos 24,5 km de extensão do Contrato), três rotatórias em pontos distintos: na via 3 e pela passagem (km 87.000), na Av. Nicolás Guerra (km 89.925) e em Bvar. Aparício Saravia (km 90.722); 29 cortes de canteiro; colocação de três turcos (um perto da Ruta radial 1 e 3 e dois nas extremidades de Villa María) e 1 pórtico na entrada de San José de Mayo – km 89,250). As obras implicaram um investimento de 70 milhões de dólares, aos quais se juntarão outros 20 milhões para manutenção sob elevados padrões de exigência.

"É uma obra fundamental que teve uma sobrecarga de tráfego enorme... O contrato foi assinado em 21 de fevereiro e em menos de 2 anos foi concluído; 25 km de via dupla em mistura asfáltica na sua maior parte e 6 km em malha urbana de concreto, com as correspondentes rotatórias, com rua de serviço. É um trabalho muito completo. Não há registro de conforto em pavimentos como este percurso, e é isso que está por vir", assegurou o responsável pelos Transportes.

Estas obras, que surgiram em resposta a múltiplas inquietações da comunidade de Maragata, a obra têm um avanço de 91% em sua execução. Para a sua realização, entre outras tarefas, teve de ser reajustado o cruzamento da linha férrea com a Ruta 3. Agora falta apenas a construção dos acessos, bem como as obras viárias no referido desvio que irão acelerar e melhorar a circulação do tráfego para San José, desviar as cargas pesadas que transitam pela planta urbana e melhorar as condições de segurança na área.

Fonte: MTOP
Imagem: Divulgação MTOP

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