Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Na última quinta-feira de manhã, os associados da ABTI participaram da Reunião de Transportadores, tendo como principal pauta a proposta apresentada pela Delegação Argentina na última reunião bilateral que aconteceu em Buenos Aires no final de setembro.

Apesar de que a Ata oficial ainda não está disponível para consulta, a ABTI expôs a proposição feita para o aumento do PBT máximo em caso de veículos combinados.

De acordo com a Resolução GMC nº 65/08, Acordo sobre Pesos e Dimensões de Veículos; como norma comum dos Estados Partes, facilitando o trânsito de veículos, no seu artigo 7º o limite máximo para o Peso Bruto Total seria de 45t, dependendo das características do veículo ou conjunto de veículos.

Com o decorrer dos anos, algumas configurações ganharam novos limites internamente em cada um dos países partes. Como exemplo, a Delegação Argentina em junho de 2018, em Reunião Bilateral, quando informou sobre o Decreto nº 32/2018 que incorporou modificações substanciais nesta matéria para veículos que transitavam no seu território, manifestou que estas mudanças não regeriam para o transporte internacional de cargas, solicitando à Delegação Brasileira que as transportadoras brasileiras continuassem respeitando o Acordo vigente.

Não obstante isso, há poucos dias, foi apresentada uma proposta que eleva a 48,5t o limite do PBT para certas configurações. E apesar de não ter a informação oficial, a ABTI, entendendo que o tema merece ser debatido com seus associados, compartilha a sugestão apresentada.

Durante a Reunião de Transportadores, foram ainda apresentados os resultados da pesquisa sobre fluxo de cargas em 2022 nas principais fronteiras com Argentina. Todos os que assim o quiseram, tiveram a oportunidade de contribuir com propostas e com sua apreciação sobre o tema. As exposições já estão sendo compiladas, e irão conformar o posicionamento que esta Associação irá apresentar à Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT). A Assessoria de Relações Internacionais (ASINT) irá levar esta proposta para análise da SENATRAN, antes de dar um parecer a Delegação Argentina na próxima reunião bilateral, que ainda não tem data para acontecer.

A ABTI ficará à disposição para receber contribuições e/ou esclarecimentos através do e-mail abti@abti.org.br.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004