Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Devido aos inúmeros impasses encontrados pelo comércio exterior e as consequências dos mesmos para a realização de suas atividades, a Associação solicitou de forma imediata, uma reunião bilateral BR-AR da ACI (Área de Controle Integrado) em Uruguaiana - Paso de los Libres, com a presença do setor privado.

O objetivo do encontro é discutir os atuais empecilhos do comércio exterior e com o apoio do setor, reforçar as ações que a ABTI vem desenvolvendo a partir dos problemas que estão sendo levantados por seus associados durante as operações.

A fronteira de Uruguaiana está colapsada e encarando inúmeras dificuldades desde o início do ano, São Borja e Foz do Iguaçu também apresentam sérios obstáculos logísticos. Isso demonstra que o caos não está em um único lugar, em uma única fronteira, mas que se observa com mais facilidade naquelas que enfrentam um fluxo de veículos mais expressivo.

Temas como a operação padrão da Receita Federal do Brasil, baixo efetivo no MAPA, recolhimento de ICMS nos recintos alfandegados, lentidão na liberação das cargas e autorizações de ingresso já estão sendo discutidos e analisadas propostas que possam auxiliar nestas demandas. Contudo, cabe ressaltar que a ABTI apenas recolhe as recomendações e as encaminha para os organismos responsáveis ou para aqueles que possam prestar algum apoio.

As reuniões locais são uma recomendação do Subcomitê Técnico de Controles e Operações Fronteiriças, no âmbito do Mercosul – SCT COF, que se viram prejudicadas pelas restrições impostas pela pandemia. E que apesar do retorno as atividades presenciais, ainda não houve nenhuma reunião da ACI que contasse com a presença do setor privado.

Ainda, a Associação solicita aos seus associados que encaminhem pautas e propostas de melhorias referentes às operações nos recintos alfandegados, para que as mesmas sejam apresentadas no encontro, com data ainda indefinida. Assim que houver a confirmação da reunião, será feita a devida divulgação.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004