Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

As autoridades de saúde do Chile divulgaram recentemente detalhes do novo Plano Comunitário Passo a Passo e Fronteiras Protegidas. A proposta é implementar medidas para combater a pandemia, uma vez que o cenário atual apresenta alta cobertura vacinal, conferindo imunidade/proteção em relação à possibilidade de ter sintomas mais graves da doença.

Com base na circulação de variantes a nível internacional e comunitário, foram estabelecidos três níveis de alerta.

Alerta Nível 1: há transmissão comunitária de variantes conhecidas e controladas no país, há mais informações sobre suas características e impacto na saúde, e não há alerta para uma nova variante. (baixo impacto na saúde – verde)

Alerta de Nível 2: onde existe uma variante de preocupação sem circulação comunitária, ou com circulação comunitária inicial, e onde a autoridade sanitária determina que o país está preparado para responder à sua prevenção e controlo. (médio impacto na saúde - amarelo)

Alerta Nível 3: no contexto do aparecimento de uma variante de preocupação sem circulação comunitária dentro do país, onde não há mais informações ou um alto impacto na saúde da população chilena é estimado apesar da resposta do sistema de saúde. (alto impacto na saúde - vermelho)

Nestes três níveis de alerta serão considerados transversalmente 8 fatores: Restrição de viagem, Gestão do viajante, Declaração do viajante, Exigência de vacinação à entrada de viajantes não residentes, Pedido de teste de diagnóstico antes da entrada, Pedido de teste de diagnóstico à entrada e Vigilância Genômica.

Nesse sentido, a partir desta quinta-feira, 14 de abril, grande parte do Chile estará em Alerta Nível 1, assumindo um cenário de transmissão comunitária das variantes já conhecidas e controladas. No Alerta Nível 1 não há restrição para viagens de entrada ou saída do país e a validação de vacinas para viajantes será voluntária. O teste antes da viagem é apenas recomendado, mas na chegada ao Chile poderá haver testagem aleatórias.

Todos os passageiros devem portar o seu Passaporte Sanitário ou C19, e no caso de não residentes devem conter também um seguro de saúde que cubra a Covid-19.

Por fim, em relação à validação das vacinas, embora seja voluntária no Nível de Alerta 1, será necessário acessar o Passe de Mobilidade de acordo com as diretrizes gerais do Plano "Continuamos nos cuidando, Passo a Passo", e, portanto, é estabelecido sob o mesmo objetivo de estimular a vacinação como estratégia de proteção contra a Covid-19.

Os detalhes das medidas anunciadas, tanto em "Continuamos a nos cuidar, Passo a Passo" como em Fronteiras, podem ser consultados no site www.gob.cl/coronavirus, além do site do Ministério da Saúde www.minsal.cl/

Confira a normativa completa clicando aqui.

Fonte: Governo do Chile

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004