Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Na tarde de ontem (08), a Assessoria de Relações Internacionais da ANTT convidou a diretoria da ABTI para uma reunião extraordinária a fim de esclarecer as informações a respeito do encontro entre os organismos públicos da Argentina e do Brasil ocorrido na última segunda-feira.

A reunião bilateral entre os países tinha como principal objetivo discutir o novo protocolo sanitário para ingresso no território argentino. O encontro contou com uma forte participação do setor público brasileiro, com representantes do Itamaraty, MINFRA, Ministério da Saúde, ANTT e de Consulados brasileiros.

Na ocasião, a delegação brasileira buscou ressaltar que a principal preocupação do país é a desconformidade dos requisitos sanitários exigidos dos tripulantes e turistas. Além disso, o Ministério da Saúde do Brasil informou que está trabalhando em conjunto com o Grupo Saúde no Mercosul, na busca pela unificação de um protocolo para o bloco.

Segundo a Agência, a reunião obteve caráter positivo, a Argentina demonstrou sensibilidade quanto às preocupações apresentadas se dispondo a discutir internamente e dar um retorno o mais breve possível. Noboru Ofugi, Chefe da ASINT, destacou a proatividade dos organismos argentinos em tentar debater os temas e buscar uma solução que seja proveitosa para ambos os países.

Para além das pautas acima, foram citados os prejuízos envolvendo o setor do transporte, se tratando dos novos protocolos. Os brasileiros pontuaram ainda, sobre a valorização da vacina, destacando que os tripulantes que cruzam a fronteira diariamente a trabalho, não devem ser classificados como mais ofensivos à propagação do vírus, em comparação aos turistas.

Ainda, a Agência informou que recentemente reforçou a solicitação feita à ALADI - Associação Latino-Americana de Integração, para uma reunião de caráter extraordinário com os organismos públicos dos países constituintes do ATIT. Outra possibilidade seria enviar um Ofício ao Chile, apontando as dificuldades encontradas nos procedimentos de fronteira e pleitear uma bilateral nos moldes da ocorrida com a Argentina.

O presidente da ABTI, Francisco Cardoso, agradeceu o apoio e engajamento da ANTT e demais organismos públicos que se fizeram presentes na reunião bilateral, reforçando a importância dessas representações para a continuidade das atividades.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004