Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Desde o início da implantação da testagem gratuita para Covid-19 em tripulantes do transporte rodoviário internacional de cargas pelo Sistema Único de Saúde, uma parceria do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde – RS e os 9 (nove) Municípios, já foram realizados quase 500 testes RT-PCR no Rio Grande do Sul. Este dado representa uma economia de cerca de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para o setor de transporte.

O valor economizado só não foi maior, porque ainda são poucas as transportadoras, que organizando a sua logística, conseguiram aproveitar o benefício do serviço gratuito. Por isso, a Associação separou algumas informações importantes para mostrar para as empresas que ainda não realizaram o exame sem custo, a facilidade que é o processo.

Em Uruguaiana
O formulário online disponível para aqueles que forem realizar a testagem neste município, é uma ferramenta criada para otimizar o preenchimento dos dados e reduzir o tempo de espera do tripulante naquele ambiente, pois o mesmo, só precisará realizar a coleta, o que não demora 5 minutos. Por isso, a ABTI apresenta os prós e contras identificados nesta inovação.

Prós Contras
Pode agendar Digitar os dados
Preenchimento pelo motorista ou qualquer outra pessoa Imprimir a ficha¹
O agendamento pode ser feito a qualquer hora do dia (24h online) Resultados a partir de 48h
O preenchimento eletrônico evita erros por conta de letras ilegíveis  
As informações ficam registradas  
Nem todas as informações são obrigatórias (como por exemplo o cartão do SUS/MIC DTA/CEP...)  
Evita retrabalho (motorista preenche e necessita ser passado depois para a ficha / sistema)  
Tem uma pessoa no local para preenchimento do formulário e outra na ABTI para orientação telefônica  
Quando finalizado o formulário em horário comercial, a confirmação do agendamento é em menos de 15 min  
A coleta não demora mais do que alguns minutos  
O envio do resultado é feito pela ABTI/SETAL eletronicamente  

¹A ficha pode ser impressa na filial ou em qualquer outro lugar, incluso no SEST SENAT, pois a ABTI também já solucionou este impasse para aqueles que enfrentavam essa dificuldade.

Os dados preenchidos servirão para auxiliar a SMS sobre o estado de saúde do(a) tripulante, seu endereço para o caso de diagnóstico positivo, e o MIC não necessita ser o atual, é somente para comprovar a atividade no transporte rodoviário internacional de cargas.

Além de todas essas facilidades apresentadas, quem já tiver realizado a testagem através deste cadastro, nas próximas vezes não necessita preencher todo o cadastro novamente, basta entrar em contato pelo whatsapp e agendar a próxima coleta na unidade do SEST SENAT, das 8h30 às 15h, de segunda a sexta-feira.

Caso tenha interesse em agendar uma coleta em Uruguaiana, clique aqui.

Em São Borja
O processo e agilidade está a cargo da Mercovia, perfil que caracteriza esta concessionária, que disponibilizou uma equipe para atender as necessidades dos tripulantes que cruzam pela fronteira. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira até as 15h.

Em Cachoeirinha
A Vigilância Epidemiológica readequou o roteiro de retirada de coletas. Ampliou o horário de testagem de segunda a sexta-feira, das 7:15 às 18:45, na unidade Décio Martins Costa. Os testes coletados até as 9h são enviados ao Lacen no mesmo dia.

Em todas as unidades os tripulantes recebem orientação sobre a Covid-19. Os resultados são disponibilizados por meio eletrônico (e-mail ou whatsApp). As equipes estão sempre dispostas a auxiliar, mantendo um diálogo aberto e fluente. Nas próximas semanas será elaborado um relatório através das informações lançadas no Sistema, podendo incluso verificar quantos tripulantes ainda não tomaram a vacina contra a Covid-19.

A Associação compreende que a preferência pelos laboratórios privados ocorre por conta do tempo de entrega do resultado, pois o gratuito é entregue a partir de 48h. Mas cabe reforçar que os exames foram distribuídos em vários pontos do estado para que possam ser feitos com antecedência sem prejudicar a continuação da viagem, além disso, o exame tem validade de 7 dias a partir da data da coleta.

Passados pouco mais de 20 dias desde o início da testagem, a Associação ainda não encontrou outros pontos negativos para a testagem gratuita, será que você poderia nos indicar?

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004