Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Diante de alguns acontecimentos que envolvem de forma direta o setor de transporte, a ABTI gostaria de esclarecer e reforçar alguns pontos sobre a crise sanitária da Covid-19, enfrentada por todos desde o início de 2020. Depois de um ano e três meses, o cansaço é sentido por todos os setores, a economia sofre e afeta o desenvolvimento do país, mas se cada um não fizer a sua parte, o processo será ainda mais lento.

Mesmo que alguns pensem e ajam como se a pandemia tivesse acabado, infelizmente essa não é a realidade. As exigências estabelecidas ao transporte de cargas em decorrência do coronavírus (Covid-19), necessitam ser cumpridas, assim como os cuidados com a saúde e bem-estar dos profissionais, devem ser mantidos.

O Plano Nacional de Imunização está avançando e parte do setor de transporte já está imunizado, pelo menos com a primeira dose, aos profissionais que ainda estão na espera, a ABTI reforça que está em tratativas na busca por essa antecipação, assim como foi com os motoristas. Entretanto, de nada adianta a Associação conseguir antecipar a vacinação, se o público contemplado não comparecer ao local para tomar a vacina.

Conforme já informado em outro momento, se todos os tripulantes cumprirem com o determinado, tomando as duas doses, em pouco mais de 100 dias teremos um alto grau de imunização, possibilitando novas negociações para a não exigência da realização dos testes RT-PCR para ingresso nos demais países.

Mesmo com o avanço da vacinação no Brasil, é necessário manter os protocolos de segurança recomendados pelos organismos de saúde: o uso correto da máscara sempre que sair de casa, a constante higienização das mãos e o distanciamento social. Além disso, em caso de diagnóstico positivo, a pessoa deve manter-se em isolamento domiciliar, assim como os demais moradores de sua casa, e seguir as recomendações médicas. Aqueles que não cumprirem o protocolo sanitário poderão ser responsabilizados pelo Ministério Público.

Passados os 15 dias da vacinação contra a Covid-19, a ABTI reforça que os profissionais já podem procurar os postos de vacinação para aplicação do imunizante contra a Gripe Influenza A (H1N1), extremamente importante. A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é provocada por um vírus que tem grande potencial de transmissão, podendo também levar a casos graves e até mesmo à morte.

Por fim, mas não menos importante, a Associação reforça a importância de manter e respeitar os protocolos sanitários de todos os países. Segue vigente a normativa argentina de fechamento das fronteiras para todos os cidadãos, entre as poucas exceções, estão os tripulantes do transporte rodoviário internacional de cargas.

Para ter um segundo tripulante é necessário comprovar que está habilitado para tal fim, através de CNH na categoria "E", contendo no campo das observações "EAR", que Exerce Atividade Remunerada, além de seus dados estarem inseridos no MIC. Se em uma fiscalização o(a) acompanhante não se enquadrar como motorista, o mesmo poderá ser impedido de seguir viagem, podendo, incluso, ser expulso do país.

Cabe reforçar que ainda continuam sendo exigidas as declarações de migração eletrônica para ingresso/egresso na Argentina, e para ingresso no Paraguai e Uruguai, assim como, o porte de EPI's (máscaras, luvas e álcool em gel), estes últimos são imprescindíveis para manter a saúde e bem-estar dos profissionais.

Caso ainda permaneçam dúvidas referentes ao que está vigente para trânsito no Mercosul, entre em contato com a ABTI através do whatsapp ou e-mail. A equipe está à disposição para esclarecer demais questionamentos.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004