Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Diante da atual situação enfrentada pelo Mercosul, restrições e imposições diferentes a todo instante, aumento de burocracias e o represamento de cargas nas fronteiras decorrentes destes impasses, a ABTI está propondo aos organismos competentes que seja analisada a possibilidade de criar um projeto "Carteira de Tripulante Verde", com informações relacionadas a saúde do tripulante.

A proposta é aproveitar aplicativos governamentais dos diferentes países, que estes possam ser consultados a qualquer momento e que possuam informações essenciais sobre a saúde do tripulante, como por exemplo, dados sobre vacinação obrigatória para viagens internacionais, como é o caso da vacina contra febre amarela, e até mesmo, as doses contra a Covid-19.

Com acesso a estas informações a "Declaración de Salud del Viajero" definida na Resolução GMC 021/2008, poderia ser simplificada e, ainda possuir outros dados relevantes, como a carteira de vacinação. Com base nestas informações, talvez seja possível amenizar as exigências e restrições para ingresso daqueles que já foram imunizados, assim como já está acontecendo em outros países do mundo.

No Uruguai existe um projeto em construção similar, pensando no turismo, por isso, ao entendimento da Associação, talvez não seja tão difícil que os demais países aceitem a proposta, ou reconheçam as informações como fidedignas, visto que serão dados originários oficiais.

No Brasil, o Ministério da Saúde desenvolveu um aplicativo, o Conecte-SUS, que registra toda a trajetória de quem busca atendimento pelo Sistema Único de Saúde. Nele estão disponíveis todas as informações referentes à saúde do cidadão, como vacinas, exames, medicamentos, doações de sangue, transplantes, enfim, todo o histórico do paciente que é atendido pelo SUS.

Já conhecia o Conecte-SUS? Saiba mais sobre ele clicando aqui.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004