Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

A presidência do Uruguai, compreendendo como apropriado adequar as normativas que tratam de medidas sanitárias para ingresso de estrangeiros no país durante o período de pandemia do coronavírus, decretou uma série de exigências destinadas aos motoristas do Transporte Rodoviário Internacional de Cargas (TRIC).

Como já divulgado anteriormente, as condições sanitárias estabelecidas pelo Uruguai para a circulação de motoristas profissionais no país são consideradas inviáveis de serem cumpridas, principalmente por duas exigências: instalação de GPS nos veículos para monitoramento pelas autoridades do país e apresentação do resultado negativo do teste da Covid-19, através da técnica PCR-RT.

Sobre a imposição de instalação de GPS nos veículos, considerando que não há acordo internacional entre os países do TRIC sobre o uso do dispositivo, a ABTI já encaminhou o impasse à ANTT que está tomando as providências necessárias para eliminar a determinação através de negociações com o órgão responsável do Uruguai.

Referente a exigência de resultado negativo do teste de Covid-19 realizado até 72 horas antes do ingresso no país, através da técnica PCR-RT, que conforme órgãos de saúde, deveria ser aplicada somente em casos complexos como em pacientes já internados pela doença, a ABTI está buscando uma alternativa viável para a determinação.

Desta maneira, a Associação propôs que se for realmente necessário manter a condição de apresentação do resultado negativo à Covid-19, que seja aceito o resultado de testes rápidos, antígeno ou anticorpos, que além de eficientes, são econômicos. Ainda, a ABTI defende que não há necessidade de o teste ser realizado em curto espaço de tempo, sendo possível renová-lo a cada 15 (quinze) dias, tendo em vista que o vírus se manifesta no corpo em até 11 dias.

Reforçamos a todos que a ABTI já está tomando as providências necessárias quanto às determinações estipuladas pelo Uruguai. Em breve estaremos dando um retorno sobre o que for acordado com o país através das tratativas com a ANTT.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004