Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

No âmbito da Secretaría de Programación para la Prevención de la Drogadicción y la Lucha contra el Narcotráfico (SEDRONAR), da Argentina, é exigida a realização do Registro Nacional de Precursores Químicos (RNPQ), em que devem se inscrever pessoas físicas e jurídicas que transportem, produzem, fabriquem, preparem, exportem ou importem substâncias ou produtos químicos autorizados, que possuem características para ser base na elaboração de narcóticos.

Para solicitar a inscrição no Registro, os transportadores estrangeiros devem preencher um formulário devidamente assinado pelo representante legal com assinatura autenticada e apresentar a seguinte documentação:
• Cópia autenticada da procuração
• Nota de solicitação de inscrição fundamentando o pedido, informando que não efetuará armazenagem destes produtos
• Declaração que possua a seguinte informação: tipo societário e responsável legal e/ou representante legal com amplas faculdades, acompanhada do contrato social e/ou estatuto social, suas alterações e última ata da assembleia, se for o caso, todos estes documentos autenticados.
• Certificado de antecedentes penais emitido por órgão competente dos responsáveis legais que não poderá exceder os 45 dias da data de apresentação
• Certificado de residência emitido por autoridade competente do país de residência
• Constância de inscrição na AFIP do representante legal
• Relação dos produtos que pretende transportar
• Balanço dos últimos 3 (três) exercícios com constância de aprovação dos sócios, se for o caso, assinado pelo contador, com a devida assinatura reconhecida
• Relação de veículos, com cópia de todos os CRLV com sua correspondente licença argentina (PPC) e licença complementar
• Livro de atas que irá registrar a apresentação de informes trimestrais/anuais que devem ser apresentadas mediante formulário específico.

Para que o RNPQ seja efetivado, todos os documentos devem estar traduzidos e autenticados. O registro tem validade de um ano, por isso as inscrições devem ser renovadas regularmente.

Considerando a complexidade do processo, no que se refere a tradução da documentação, a ABTI sugeriu a ANTT, como proposta de facilitação e integração, que a inscrição no organismo de controle do país de origem da transportadora, seja aceito no país de destino ou trânsito, e até se for o caso, seja complementado, assim como já acontece nas licenças originárias para o transporte rodoviário internacional. A ABTI enquanto entidade conveniada, também propõe que seja realizado um comparativo dos produtos controlados pelos organismos, das exigências e dos custos.

Entanto, a proposta está sendo analisada. A Associação sugeriu ao Organismo Competente que sejam eliminadas as seguintes obrigações: a apresentação de documentos autenticados; tradução de todos os documentos em português e apresentação da cópia dos CRLV, este último item sendo substituído por uma relação de frota que seja emitida pela CNRT e/ou Subsecretaria de Transporte.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004