Diante da Notícia Siscomex Exportação nº 28/2019, foi informado que:
• Fica abolido o dossiê papel para o despacho de exportação;
• Somente o MIC/DTA papel será recepcionado pela concessionária na entrada do veículo no PSFI e posteriormente será devolvido ao transportador na liberação do veículo;
• Na transposição de fronteiras nas pontes, o MIC/DTA será carimbado pela RFB, qualquer que seja o canal;
• As DUEs em canal verde não exigem anexação de documentos no Portal Único;
• As DUEs parametrizadas em canal laranja ou vermelho não serão analisadas pela RFB até que os documentos instrutivos, incluindo MIC/DTA papel, sejam anexados no Portal Único;
• Eventuais ressalvas de MIC/DTA papel exigirão que os transportadores retirem os documentos, façam a ressalva e encaminhem a RFB.
Considerando a importância da medida, a ABTI buscou informações sobre o andamento do procedimento nas fronteiras, para auxiliar na atuação dos associados em cada local. Desse modo, foi conferido que as cidades de Chuí, Porto Mauá, São Borja, Dionísio Cerqueira, Uruguaiana e Foz do Iguaçu, aderiram à anexação digital de Dossiê na exportação, através da DUE no site do Portal Único de Comércio Exterior. Em Santana do Livramento, a RFB ainda estuda a melhor maneira de atender a norma. A associação tentou contato com diversas fronteiras, mas só obteve retorno das que foram citadas anteriormente.
A ABTI compreende que a anexação do CRT e MIC/DTA se mantém padrão, porém as fronteiras tiveram que adequar alguns procedimentos de acordo com a localização dos recintos alfandegados e da necessidade de controle do Trânsito Aduaneiro Simplificado (TAS), até a efetiva saída do país.
A Confederação Nacional do Transporte (CNT), apresentou ao Secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério da Economia, Diogo Mac Cord, o Plano CNT de Transporte e Logística 2018 que identifica quais projetos devem ser aplicados para solucionar os problemas e modernizar a infraestrutura de todos os modais (rodoviário, ferroviário, aquaviário, aéreo e transporte público) no Brasil.
O representante da CNT, o diretor-executivo, Bruno Batista, explicou que o plano prevê a necessidade de investimentos em torno de R$ 1,7 trilhão em 2.663 projetos para que seja desenvolvido um sistema de transporte integrado de cargas e passageiros. O objetivo do encontro foi contribuir para a construção do Plano Integrado de Infraestrutura que está sendo desenvolvido pelo governo.
De acordo com o secretário Diogo, o plano desenvolvido pelo governo estima organizar as necessidades de infraestrutura do país para os próximos 30 anos, contribuindo para atrair investidores nacionais e estrangeiros. Desse modo, ele ressalta que os estudos e produtos da CNT são importantes para o planejamento governamental.
As instituições SENASA-ADUANA-CATA, buscando um controle adequado dos meios de transportes em processo de importação, acordaram algumas alterações referentes aos dias e horários de atendimento.
O serviço que já é habitual, acontecerá agora por ambas as instituições, que estarão presentes na área de controle nos mesmos dias e horários acordados: de Segunda a sexta-feira, às 9:30, 14:30 e 18:00. Nos sábados e feriados o controle acontecerá às 9:30 e às 16:00, último horário de revisão.
O não cumprimento do horário e a saída após a fiscalização, ocasionará em sanções administrativas ao transportador.