
O governo federal anunciou nas redes sociais, no mês passado, que o roaming entre o Brasil e os países do Mercosul deixou de ser cobrado desde 2 de dezembro de 2025.
Mas o fim da cobrança entre o Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai ainda depende de questões operacionais, afirmou a Anatel. Não há prazo definido para que isso aconteça.
O "roaming" internacional é uma cobrança específica que acontece quando uma pessoa utiliza serviços móveis, como dados ou telefonia, fora da área de cobertura da operadora.
Questionada pelo g1, a Anatel afirmou que a medida está vigente, mas ainda não é operacional. “Agora, os órgãos reguladores dos países do bloco deverão estabelecer as regras para que o acordo seja operacionalizado”, disse a agência.
“Então, os cidadãos do Mercosul só irão usufruir do uso do seu celular, nos países do bloco, como se estivem em seu próprio país, quando os órgãos reguladores estabelecerem entre si os detalhes desta operacionalização, ainda sem prazo definido”, acrescentou a Anatel.
Com informações de g1





Associe-se


















