
A ABTI é uma das entidades do setor privado de transporte do Mercosul que está empenhada em promover um estudo amplo sobre a utilização do Conhecimento Internacional de Transporte Rodoviário de Carga (CRT) no bloco e com subsídios para a digitalização deste documento.
O projeto chamado "Diagnóstico técnico, jurídico e operacional do CRT nos países do Mercosul + Chile" visa identificar desafios, harmonizar critérios e propor soluções que facilitem a implementação do e-CRT, contribuindo para uma região mais integrada, eficiente e moderna. Ele será conduzido pelo Instituto Procomex, baseando-se em seus já bem sucedidos métodos para articular estudos entre intervenientes públicos e privados do comércio exterior de diferentes países.
Esta é uma iniciativa fomentada pelas principais entidades dos países envolvidos. Além da ABTI, são promotores NTC & Logística (também do Brasil), FADEEAC, ATACI e CALIBRE (Argentina), CAPATIT e AGETRAPAR (Paraguai) e CATIDU (Uruguai).
Razões do estudo
Um dos principais gargalos identificados pelo Procomex em estudos anteriores sobre a Gestão Coordenada de Fronteiras e o Corredor Bioceânico foi o controle ainda dependente de documentos em papel.
Um destes documentos de porte obrigatório é o Conhecimento (CRT). Isso gera uma série de dificuldades que impactam diretamente a eficiência e a competitividade do setor.
Entre os principais problemas identificados estão a falta de critérios harmonizados para emissão e controle, a ausência de regulamentações entre os diferentes países e a falta de uma estrutura de dados comum que permita o compartilhamento de informações entre as autoridades. Outros problemas envolvem a frequente aplicação de multas e a rejeição de documentos que não atendem requisitos específicos de cada país transitado.
O estudo busca garantir as bases técnicas, legais e operativas para que o CRT eletrônico seja aplicável e seguro para as autoridades do Mercosul e Chile.
A Associação irá compartilhar com os associados maiores informações conforme o estudo avançar.





Associe-se


















