
A Alfândega da Receita Federal de Uruguaiana criou e implementou no Terminal Aduaneiro da BR-290 o Sistema de Vigilância Aduaneira Inteligente (VAI), que opera por meio de cancelas inteligentes. O objetivo é otimizar o fluxo de cargas, agilizar processos e reforçar a segurança aduaneira.
A partir da Portaria nº 47/2025 e do Comunicado nº 9/2025, o uso do VAI se tornou obrigatório para todos os veículos em Trânsito Aduaneiro com origem ou destino no Porto Seco de Uruguaiana e para todos os veículos de carga provenientes do exterior.
COMO FUNCIONA
O sistema utiliza um QR Code, que é gerado após a antecipação por parte dos operadores das informações necessárias para fiscalização da Receita. O motorista apresenta esse código diretamente na cancela, que faz a leitura e autoriza a entrada ou saída do veículo.
Importações
• Apresentação obrigatória do QR Code na entrada e saída do Terminal da BR-290.
• Cancelas abrem automaticamente se as informações tiverem sido antecipadas corretamente.
• Bloqueios por falta de dados exigem regularização imediata.
Exportações
• Antecipação das informações no VAI é requisito para liberação.
• O QR Code autoriza a saída e conclui automaticamente o TAS.
• Dispensada a entrega física de via do MIC/DTA no terminal.
BOAS PRÁTICAS NO USO DO SISTEMA VAI
• QR Code no celular: Não é necessário imprimir o QR Code. O motorista pode apresentar o código por meio de imagem diretamente na tela do celular.
• Entrar na fila somente com o QR Code: Veículos sem código geram filas e prejudicam o fluxo.
• Agendamento com antecedência: É possível agendar o QR Code até 72 horas antes tanto para importação quanto exportação, inclusive para cruzes vazios (en lastre).
• Agendamento remoto: O agendamento do cruze e emissão do QR Code pode ser feito de qualquer lugar, sem necessidade de estar em Uruguaiana ou no território brasileiro, basta ter internet e certificado digital válido.
• Comunicação com o motorista: É importante incentivar os motoristas a informarem com antecedência a previsão de cruze por Uruguaiana para que se possa antecipar o agendamento do QR Code.
• Reagendar QR Code vencido: Se o prazo de validade do QR Code expirar, é possível reagendar sem necessidade de nova emissão ou de repetir o envio das informações de transporte.
Confira os processos para acesso ao VAI e solicitação do QR Code pelo Manual oficial da plataforma. Clique aqui.
BENEFÍCIOS PARA O TRANSPORTE
-Mais agilidade na Ponte Internacional de Uruguaiana/Paso de los Libres, reduzindo filas e tempo de espera.
-Fluxo mais eficiente e previsível, evitando prejuízos ao transporte e transtornos a demais usuários da via.
-Controle antecipado das operações, diminuindo a burocracia no ingresso do veículo no terminal.
Em resumo: O VAI é uma ferramenta estratégica para tornar o trânsito aduaneiro mais rápido, seguro e organizado. O cumprimento correto das boas práticas garante eficiência às transportadoras, benefício aos motoristas e contribui para o bom funcionamento da fronteira.