
Depois que o Congresso Nacional da Argentina rejeitou os decretos que ordenavam a eliminação da Dirección Nacional de Vialidad (DNV), o governo anunciou oficialmente os novos funcionários que liderarão quatro agências ligadas à regulamentação do transporte.
As nomeações foram confirmadas nesta quarta-feira (10/9), pela publicação dos Decretos n° 638/2025, 639/2025, 640/2025 e 641/2025. Dessa maneira fica formada a liderança da Junta de Seguridad en el Transporte (JST), da Dirección Nacional de Vialidad (DNV), da Comisión Nacional de Regulación del Transporte (CNRT) e da Agencia Nacional de Seguridad Vial (ANSV).
No entanto, no caso das duas primeiras agências, os cargos foram restabelecidos, visto que os titulares ocupavam seus cargos antes da promulgação do decreto que propunha a dissolução das agências. Assim, o advogado Federico Suleta retomou seu cargo à frente da JST, enquanto o engenheiro Marcelo Campoy retornou à chefia da DNV.
No caso do CNRT, o arquiteto Carlos Frugoni assumirá a direção executiva. Ele substituirá Edgar Pérez, nomeado em 23 de fevereiro de 2024, conforme previsto no Decreto 183/2024.
Por fim, o advogado Nicolás Dapena Fernández foi escolhido para presidir a ANSV. Ele também preencherá a vaga deixada por Pedro Scarpinelli.
Antes disso, o governo havia decidido fechar e reestruturar a Vialidad Nacional, após alegar que a agência havia sido usada para executar esquemas de corrupção.
Apesar das intenções, as medidas foram revertidas em razão da rejeição dos decretos pelo Congresso na sessão realizada em 21 de agosto. Como resultado, as agências foram restabelecidas e a criação da Agência de Controle e Serviços de Transporte Público, proposta pelo governo para substituir a CNRT, foi descartada. A agência teria assumido a função de supervisionar as concessões rodoviárias.
Foto: Vialidad Nacional