
Na última semana, dia 27/8, a Vice-presidente Executiva da ABTI Gladys Vinci participou como painelista do evento “O Novo Processo de Exportação”, promovido pelo Procomex em São Paulo.
Com mais de 500 participantes do setor de comércio exterior, o evento contou com representantes da RFB, SECEX, ANVISA, MAPA, DFPC, MCTI, INMETRO, SEFAZ/SP, SEFAZ/PR, SEFAZ/SC, SERPRO e organizações privadas, promovendo um ambiente de diálogo, troca de experiências e alinhamento estratégico sobre os próximos passos do Novo Processo de Importação (NPI).
“Sabemos que [o NPI] é uma evolução contínua, que só será alcançada com a colaboração de todos os envolvidos”, declarou na abertura do evento o Coordenador Executivo do Procomex, John Mein.
Gladys compôs o painel “O Fluxo da Carga no Novo Processo de Importação”, junto de representantes da Receita Federal, Multilog, GRU Airport e BTP. As transformações no modelo operacional e os desafios e oportunidades na agilidade da liberação foram os focos do debate.
Sua fala abordou as previsões sobre os impactos do novo processo sobre o setor rodoviário. Apesar de o Despacho Antecipado de DUIMP ainda não ser aplicado no modal rodoviário, ela destacou esforços que permitem preparar-se para as novidades, como o uso do Sistema VAI na fronteira de Uruguaiana. Apesar disso, destacou gargalos existentes: “a expectativa para todos nós é enorme. Mas o que vemos é o quanto falta de informação antecipada para podermos agilizar o processo. Ainda necessitamos trabalhar muito em integração, antecipação de dados e profissionalização”.
Ao longo dos demais painéis e apresentações, abordou-se a nova era do controle administrativo das importações, em que foram apresentados esclarecimentos sobre dúvidas recorrentes, exemplos práticos e projeções futuras. Representantes das Secretarias de Fazenda Estaduais trouxeram a visão sobre o avanço da integração ao NPI, destacando as adequações necessárias e a aplicação real das novas regras.
Os participantes ainda tiveram a oportunidade de acompanhar respostas práticas para questões diretamente ligadas ao dia a dia das empresas, relacionadas com a DUIMP, o Catálogo de Produtos, os atributos, os impactos da Reforma Tributária, o Drawback e as importações de produtos usados. Além disso, foram discutidos os caminhos da tecnologia e da conectividade como pilares para a automação de processos.
O evento reafirmou a importância da colaboração entre governo e setor privado para o sucesso do Novo Processo de Importação, que se consolida como um marco na modernização e eficiência do comércio exterior brasileiro.
A gravação do evento completo pode ser assistida pelo Youtube.