
Na tarde de quinta-feira (14), a ABTI recebeu a visita institucional de seis membros do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), incluindo as três recém-nomeadas que atuarão como auditoras fiscais agropecuárias em Uruguaiana: Mônica Dall'Asta, Maria Conti e Lauren Brondani.
Também participaram do encontro José Marcelo Maziero, Coordenador de Fiscalização do Trânsito Regular do Mapa (Brasília); Michael Lise, Chefe do Setor de Apoio Administrativo e Logística (Brasília); e Diego Milano Moreira, Chefe do Serviço de Vigilância Agropecuária de Uruguaiana.
A reunião foi marcada por um diálogo produtivo sobre as necessidades do setor privado e a realidade operacional das fronteiras. Entre os temas abordados, além de formas de agilizar processos e apresentação de demandas que envolvem todas as fronteiras, discutiram-se problemáticas específicas nas passagens com o Uruguai, relatadas por associados. Um dos pontos foi a possibilidade de facilitar processos com o Certificado Fitossanitário Eletrônico (ePhyto) para grupos de caminhões que ingressam em uma ACI. Demais avanços relacionados ao ePhyto também foram discutidos.
A ABTI destaca a postura dos servidores, que demonstraram disposição para ouvir, dialogar e buscar soluções conjuntas com o setor privado, reforçando a importância da cooperação entre transportadores e órgãos anuentes para promover melhorias e fortalecer o funcionamento das fronteiras.