
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizará, no dia 21 de agosto de 2025, sessão pública para discutir a proposta de criação do Selo ESG Cargas — um instrumento de reconhecimento público a transportadores que adotam práticas sustentáveis, responsáveis e transparentes no transporte rodoviário de cargas.
O evento será em formato híbrido, com participação presencial e transmissão ao vivo pelo YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=zL7y9oN4e-s
Período para envio de sugestões e contribuições: de 24 de julho a 6 de setembro de 2025.
Documentos disponíveis: a ANTT compartilhou a minuta de resolução e minuta de editais do projeto. Acesse todos os documentos no ParticipANTT (Audiência Pública n° 5/2025).
Sobre o projeto
O projeto prevê diferentes níveis de reconhecimento. Transportadores que cumprirem critérios de apenas um ou dois fatores (E, S ou G) receberão selos parciais — como “Selo Cargas Ambiental” ou “Selo Cargas Governança e Social”. Já aqueles que atenderem simultaneamente aos três pilares receberão o selo integral, Selo ESG Cargas, com validade nacional.
A adesão ao selo será realizada por meio de sistema digital da ANTT, com avaliação baseada em dados oficiais, como registros do CIOT, MDF-e, idade da frota e certificações como o Programa MelhorAR, do Ministério dos Transportes. Importante destacar que a participação no selo não confere vantagem competitiva ou benefício financeiro, mas representa um diferencial de mercado, reputação e confiabilidade