
A Comissão Mista Argentino-Brasileira (Comab) homologou, por meio da Deliberação COMAB nº 10/2025, a empresa brasileira CS Infra S.A. como vencedora oficial da licitação para a concessão da Ponte Internacional São Borja–Santo Tomé e do Centro Unificado de Fronteira (CUF).
A decisão confirma o parecer técnico da Comissão de Outorga, que recomendou a rejeição da proposta da empresa argentina Plus Byte, inicialmente vencedora do leilão com a maior oferta de outorga, no valor de US$ 29 milhões. A Plus Byte foi desclassificada por não atender aos requisitos mínimos de qualificação técnica e econômico-financeira exigidos no edital, incluindo a falta de comprovação de experiência em obras rodoviárias, gestão de centros logísticos e ausência de balanço patrimonial mínimo.
A CS Infra, segunda colocada no certame, foi considerada habilitada por cumprir integralmente as exigências técnicas e econômicas, com proposta de outorga de US$ 26,6 milhões.
Com a homologação, inicia-se agora a etapa final do processo licitatório: a empresa deverá realizar o pagamento da primeira obrigação financeira à Comab e, posteriormente, aos governos de Brasil e Argentina. A assinatura do contrato de concessão está prevista para o dia 29 de agosto.
A expectativa é que, já no mês de setembro, a CS Infra assuma oficialmente a operação da Ponte Internacional e do CUF.
A ABTI continuará acompanhando de perto o andamento do processo e os próximos passos desta importante concessão para o transporte internacional.
Confira o cronograma da Concessão.
Foto: Divulgação/DNIT