
A ABTI convida seus associados a participarem da Tomada de Subsídios promovida pela Receita Federal sobre as especificações técnicas para um dispositivo de rastreamento (lacre eletrônico) a ser aplicado em contêiner ou baú fechado.
O lacre é um dispositivo destinado a garantir maior segurança e controle das cargas em trânsito aduaneiro. Segundo a Receita, durante o trânsito, "há uma grande exposição a riscos e a ocorrência de ilícitos, cuja prevenção constitui um desafio à Aduana".
O monitoramento de cargas sob controle aduaneiro é prática adotada por diversos países de modo a garantir a segurança, a fluidez e a transparência na movimentação das cargas em trânsito aduaneiro.
Quando aplicado, a aquisição do dispositivo será de responsabilidade dos transportadores habilitados ao trânsito aduaneiro.
A pesquisa busca contribuições da sociedade sobre a viabilidade econômica para fabricação e sugestões de tecnologias existentes aplicadas em dispositivos de rastreamento.
As contribuições acontecem até dia 30 de setembro e deverão ser registradas diretamente na plataforma Participa + Brasil, por usuário logado no Gov.br, no espaço reservado de cada um dos itens dos requisitos técnicos.