
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, por meio da Decisão SUROC nº 389/2025, publicada nesta terça-feira (8/7), um novo modelo operacional do Vale-Pedágio Obrigatório (VPO). A principal mudança é a adoção da tecnologia de leitura automática de placas (OCR), eliminando a necessidade do uso de TAGs ou dispositivos físicos nos veículos.
Com a medida, o pagamento do pedágio poderá ser registrado diretamente na placa do veículo, viabilizando maior fluidez nas viagens e integração ao sistema de pedágio eletrônico sem barreiras (Free Flow). A iniciativa permite o cumprimento da obrigação legal do Vale-Pedágio de forma digital, reduzindo paradas e burocracias.
A empresa Roadcard Instituição de Pagamento Integrado da Logística S.A. foi autorizada a operar o novo formato, cabendo à fornecedora apresentar os contratos com concessionárias e o cronograma de instalação dos sistemas de OCR nas rodovias. Somente após essas etapas o novo modelo será efetivamente implementado.
A automatização também pode facilita a fiscalização e aumenta a rastreabilidade dos pagamentos, proporcionando maior controle para embarcadores e contratantes.
A ABTI continuará acompanhando o desenvolvimento e implantação do novo sistema, informando os associados das principais mudanças.