
Durante a 67ª Reunião Ordinária do Subgrupo de Trabalho nº 5 (SGT-5) do Mercosul, realizada em Buenos Aires, Argentina, nos dias 3 e 4 de junho, a ABTI alertou autoridades internacionais sobre as condições da Ponte Internacional Uruguaiana (RS) –Paso de Los Libres (AR).
A manifestação foi feita por Gladys Vinci, vice-presidente executiva da entidade, à Ministra Plenipotenciária Reina Sotillo, do Ministério das Relações Exteriores, Comércio e Culto da Argentina. Na ocasião, foram apresentadas fotos recentes que mostram o estado de deterioração de diversos pontos do pavimento da estrutura, especialmente do lado argentino, comprometendo a segurança e a fluidez no principal corredor rodoviário entre Brasil e Argentina.
A ABTI reforçou a urgência de medidas concretas para restaurar a infraestrutura, essencial não apenas para o transporte de cargas e turismo entre os países, mas também para a integração das comunidades fronteiriças.
No dia 1º de junho, Uruguaiana atingiu a marca de US$ 4,06 bilhões movimentados em 2025 — um resultado que em 2024 só foi alcançado no dia 30 de julho. A unidade permanece como principal ponto de ligação com a Argentina e o Chile, sendo a via de passagem de 23% de todo o comércio bilateral com a Argentina, conforme dados da Receita Federal.
SGT-5 - O SGT-5 é o principal fórum técnico do Mercosul voltado à regulação e controle do transporte terrestre no bloco, reunindo autoridades dos países membros e associados, além de representantes do setor privado. Seu caráter misto e multilateral o torna um espaço estratégico para promover soluções conjuntas no âmbito da integração regional.