
A ABTI participou, nesta terça-feira (27/5), de uma reunião com representantes da Superintendência de Fiscalização de Serviços de Transporte Rodoviário de Cargas e Passageiros (SUFIS) da ANTT, para tratar de temas relacionados à fiscalização no transporte internacional, sua eficiência e os desafios atualmente enfrentados.
Solicitada pela SUFIS, a reunião foi uma oportunidade para apresentar aos servidores algumas das principais demandas do setor privado no que se refere à fiscalização, além de destacar pontos em que a atuação da Agência pode ser aprimorada para corrigir deficiências. O encontro também deu continuidade às tratativas sobre as possibilidades abertas pela “Lei de Reciprocidade” (Lei n° 15.112/2025), no sentido de fortalecer a fiscalização no âmbito das operações internacionais e evitar desequilíbrios competitivos para os transportadores brasileiros.
Na semana passada, a ABTI recebeu um retorno do Diretor-Geral da ANTT reconhecendo a importância da nova legislação como mecanismo para garantir isonomia nas relações internacionais.
A Associação também sugeriu a utilização de recursos adicionais para o aprimoramento da fiscalização, como a ampliação do uso de tecnologias em pontos sem presença física de agentes e o trabalho conjunto com outros órgãos públicos e representantes do setor privado, especialmente nas regiões de fronteira.
Os membros da SUFIS, por sua vez, apresentaram os desafios e prioridades atuais da Superintendência e demonstraram abertura ao diálogo com o setor privado, reconhecendo a importância da escuta ativa para o desenvolvimento de uma fiscalização mais eficiente e para a construção de um ambiente operacional mais justo aos transportadores.