
Nesta sexta-feira, 4 de abril, o Ministério dos Transportes irá bater o martelo sobre a concessão da Ponte Internacional São Borja - Santo Tomé e do Centro Unificado de Fronteira (CUF), que liga Brasil e Argentina. O leilão acontece em Foz do Iguaçu, e a ABTI estará presente para acompanhar essa importante decisão.
A Ponte São Borja-Santo Tomé responde por 20,1% do comércio entre Brasil e Argentina — com 27,5% das exportações e 12,6% das importações — e por 39,98% do comércio entre Brasil e Chile, segundo dados da Receita Federal. A expectativa é de que esse trecho receba US$ 99 milhões em investimentos.
O prazo da próxima concessão é de 25 anos e a empresa vencedora será responsável por realizar um conjunto de intervenções técnicas e operacionais na estrutura, como construção de novas faixas de acesso, nova área para veículos apreendidos, pátio exclusivo para parada de caminhões e instalação de um novo sistema de iluminação. A transição para a nova operadora ocorrerá entre julho e agosto deste ano.
A sessão pública também poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal do Ministério dos Transportes no YouTube.
O leilão ocorreria no início de janeiro, mas foi suspenso pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por suposto descumprimento, no procedimento licitatório da concessão, da lei brasileira de licitações. Após isto, o edital foi republicado acatando as alterações necessárias, nomeadamente, incluindo como requisito que a futura concessionária tenha em sua equipe profissionais com "competência tanto na Gestão e exploração de rodovias quanto na Gestão de recintos alfandegados".
A ABTI vem acompanhando o processo e reforçando a necessidade de definição do futuro de um passo fronteiriço tão importante para o comércio exterior como o de São Borja.
Foto: Reprodução/DNIT