
A Vialidad Nacional, órgão argentino responsável pela administração rodoviária do país, publicou os informativos de encerramento das Audiências Públicas realizadas em virtude da implementação da Rede Federal de Concessões – Etapa I.
Elas aconteceram nos dias 25 e 27 de fevereiro deste ano, nas cidades de Gualeguaychú e Victoria, em Entre Ríos, nos Trechos Oriental e Conexão, respectivamente.
Estes trechos estão integrados principalmente pelas rodovias nacionais 12 e 14, além da Ponte Rosário-Victoria, que fazem parte do corredor pan-americano que conecta o país de sul a norte e integra a conectividade com o Brasil e o Uruguai como ponto de saída para todo o continente. Elas fazem parte da Etapa I da chamada Rede de Concessões Federais, que abrange um total de 9.342 quilômetros.
Entre as principais características do projeto que foram apresentadas pelas equipes técnicas de Vialidad estão:
Manutenção da tarifa atual: Esta taxa será mantida a partir da data de posse até que a condição de transitabilidade segura seja atendida. Isso inclui a exigência de zero buracos, reforço de acostamentos, sinalização horizontal e vertical adequada e o reparo dos sistemas de iluminação da estrada.
Tarifa Máxima: que será definida de acordo com as especificações.
Nova configuração das Categorias da Tabela de Preços: a tarifa da motocicleta está incluída em 0,5% e é possível a reconfiguração em 7 categorias.
Free Flow: Esses sistemas de cobrança de pedágio serão incorporados gradualmente.
Duplicação dos pagamentos manuais de tarifas: Após a implementação do TelePASE em todas as estações de concessão, a taxa de pagamento manual de tarifas será duplicada para incentivar o uso de tecnologias dinâmicas.
Reajuste tarifário automático e semestral: será realizado de acordo com índices publicados pelo INDEC.
Incorporação da Pesagem Dinâmica no Controle de Carga: Será implementada juntamente com a atualização do Sistema de Controle de Carga Estática, com o objetivo de alcançar maior eficiência e eficácia nas inspeções.
Com base nas manifestações do público, os requerimentos para serviços de usuários por bombeiros, ambulâncias e forças de segurança serão levados em conta.
Fonte: Vialidad Nacional