A Associação acompanhou, nesta quinta-feira (5), o lançamento do projeto "Processos Transfronteiriços e Facilitação do Comércio no Corredor Bioceânico de Capricórnio", que será conduzido pelo Instituto Procomex, por contratação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O estudo terá duração de oito meses, objetivando construir um diagnóstico e plano de ação, com contribuições do setor privado, para facilitação do comércio e dos processos transfronteiriços, fornecendo subsídios importantes para que os países envolvidos (Brasil, Argentina, Paraguai e Chile) garantam a operacionalização eficaz do Corredor Bioceânico.
Segundo o Procomex, o setor privado, em colaboração com o setor público, será essencial para estudar e fortalecer os elos que irão assegurar o desempenho do Corredor, relacionados à infraestrutura, serviços e o papel das instituições.
A metodologia do projeto seguirá modelo semelhante ao do estudo Gestão Coordenada de Fronteiras, também conduzido pelo Procomex, com reuniões com o setor privado para mapeamento dos atuais processos de exportação, importação e trânsito nos países.
O diagnóstico será centrado em três fronteiras terrestres: Porto Murtinho – Carmelo Peralta (Brasil/Paraguai); Pozo Hondo – Misión la Paz (Paraguai/Argentina); Passo Jama – Passo Sico (Argentina/Chile).
O convite para participação do estudo se estende a todos os envolvidos na cadeia logística. As reuniões de mapeamento iniciam na próxima quinta-feira, dia 19 de setembro, e será realizada online, pela plataforma Zoom, com análise do processo de exportação paraguaia. A ABTI divulgará as informações necessárias para participação dos associados interessados assim que forem repassadas.
Confira a apresentação de lançamento do projeto no Youtube do Procomex.