Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

A II Jornada de Trânsito do Mercosul promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN/RS foi realizada em Uruguaiana durante o dia de ontem, 11 de dezembro na Câmara Municipal de Vereadores. O encontro que reuniu lideranças e representatividades do Brasil, Argentina e Uruguai foi dividido em dois momentos.

No período da manhã foi debatido o panorama de acidentalidade nos países do Mercosul e as experiências e ações preventivas nos âmbitos de fiscalização e educação para o trânsito. Durante a tarde a discussão principal dos painelistas foi a regularidade do transporte internacional de cargas, assunto que vem sendo tratado em Reuniões Bilaterais e Multilaterais e que preocupa cada vez mais os transportadores.

A Gerente Executiva da ABTI, Gladys Vinci, falou sobre a falta de Segurança Jurídica e a Infraestrutura nas rodovias brasileiras. Em seu discurso Vinci lembrou sobre o Acordo Internacional que trata da duplicação da BR-290 (Porto Alegre/Uruguaiana) e que até hoje não foi cumprido pelo Brasil. Outra situação lamentável são as multas aplicadas pelos órgãos fiscalizadores brasileiros aos caminhões pelo uso das "três marias", sendo um equipamento de uso obrigatório em território Argentino. Estes são exemplos nítidos de que deve existir coerência e mais diálogo entre as autoridades de ambos os países. Vinci afirma que "é preciso pensar e não debater transporte internacional, é necessário mais segurança jurídica, transparência e harmonização".

A integração entre os países foi abordada por todos os painelistas da tarde. Mario Rodríguez Denis (Dirección Nacional de Transporte do Uruguai - MTOP), Fernanda Arreseigor (Representante da Argentina), Fabiano Goia (Inspetor da Polícia Rodoviária Federal), Silvana Natividade (Representante da ANTT) e Luciano Brittes, (OAB Uruguaiana) apresentaram diferentes abordagens sobre fiscalização, legislações e acordos internacionais.

Ildo Mário Szinvelski, Diretor Geral do DETRAN/RS, coordenou os painéis e comentou após a explanação de cada palestrante sobre a importância da homogeneidade entre os países do Mercosul.

201712121

201712123

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004