O presidente da ABTI, Francisco Cardoso, esteve presente na palestra "O Brasil na Rota do Desenvolvimento Econômico e Social", realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e ministrada pelo vice-presidente da República Geraldo Alckmin. Na ocasião, Cardoso aproveitou para apresentar pessoalmente a Alckmin algumas das demandas do setor de transporte internacional de cargas.

Entre os pontos destacados por Cardoso estavam a crise causada pela retenção dos fretes internacionais devidos pela Argentina à transportadoras brasileiras e a necessidade de uma alíquota mais baixa para o transporte de cargas no projeto de reforma tributária do Governo.

Os fretes que devem ser pagos pela Argentina aos transportadores já somam cerca de R$ 1 bilhão. Os entraves colocados pelo país vizinho para os pagamentos - como a demora para a liberação das licenças SIRASE – são uma tentativa de impedir a saída de dólares de sua economia, que passa por uma crise de reservas.

A pendência na transferência dos valores afeta o cumprimento dos compromissos das transportadoras como folha de pagamento, FINAMEs, combustível, manutenção, pneus, seguros e aluguéis.

Falando sobre a reforma tributária, Alckmin afirmou que o texto "fará justiça ao setor industrial". Uma das demandas principais dos transportadores rodoviários de cargas é que haja uma redução também na alíquota projetada para o setor. No texto atual, os transportes de cargas sofrerão com aumento de impostos, junto de todo o setor de serviços. Cardoso solicita que essa situação seja tratada durante a tramitação do projeto no Senado.

Concernindo ao setor, Alckmin ressaltou durante a palestra a necessidade de melhorias em infraestrutura e conexão entre modais como o rodoviário e o hidroviário. Ele antecipou que o novo PAC, que deve ser lançado no próximo dia 11, terá um investimento público superior aos últimos quarto anos, mas que sua maior parte será composto por parcerias público-privadas (PPPs) e concessões.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004