A dias das PASO, o ministro da Economia e candidato a presidente da Unión por la Patria, Sergio Massa, concedeu uma entrevista na qual falou do momento delicado que a Argentina atravessa em matéria econômica ao mesmo tempo em que o futuro da os próximos quatro anos. Questionado por um jornalista sobre o dólar e a dificuldade do país em obter divisas, Massa deu sua resposta ao debate que circula entre os economistas. Qual é a sua opinião sobre as restrições monetárias e a brecha cambiária de 100%?

Falta de Dólares

Em diálogo com o La Nación+, Massa catalogou a falta de dólares como o principal problema da economia. "A falta de dólares por causa de uma seca, que é a pior da história e por causa de um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) que ancorou a possibilidade de ter crédito externo para a Argentina. Tínhamos encerrado 2022 com queda da inflação, 8800 milhões de acumulação de reservas, com superação das metas de déficit fiscal, mas com a continuidade perdemos 5 bilhões de dólares de arrecadação, 21 bilhões de dólares de exportações e isso mudou a equação: a Argentina este ano ia vender 110 bilhões e comprar 97 mil milhões, e infelizmente vai vender 89.000 milhões"

"Nem tudo é culpa da seca, mas a seca mudou as condições macroeconômicas deste ano, agravadas por uma âncora que arrasta a economia argentina que é o superendividamento privado, que faz com que n]ão tenhamos crédito e o nível de endividamento com o Fundo , que em verdade é uma âncora".

"Cepo" Cambial

"Acho que a Argentina em algum momento terá que ter um fluxo comercial e cambial normal, mas nesse momento ela primeiro terá que ter muito mais exportações do que importações."

Dólar Oficial

Em determinado momento da entrevista, Massa negou que o acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) imponha uma forte desvalorização. "O objetivo do acordo é estabelecer um quadro de políticas para fortalecer as reservas, para fortalecer as questões fiscais, então tomamos as medidas no âmbito da busca desses objetivos ou dessas metas."

Fonte: Ámbito

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004