Em um de nossos lemas internos, reforçamos que a internacionalização de uma empresa é um patamar essencial para a perenidade do negócio, independentemente do seu porte ou área de atuação.

Por isso, não à toa que desenvolvemos uma estratégia exclusiva de olhar para cada empreendimento nas suas particularidades para identificar as melhores oportunidades de crescimento e conquistar novos mercados.

No mundo interconectado, o comércio internacional desempenha um papel crucial no crescimento econômico de muitos países. Com o objetivo de promover a competitividade das empresas e incentivar as exportações, há uma série de políticas públicas e negociações que facilitam o comércio exterior.

Uma das ferramentas é o drawback, um regime aduaneiro que oferece benefícios fiscais às empresas que realizam operações de importação e exportação, como forma de incentivar a produção de bens para essas finalidades.

Através dele, é possível conseguir suspensão ou isenção de tributos (como impostos e taxas) incidentes na importação de matérias-primas, insumos, componentes e produtos intermediários que serão utilizados na produção de bens destinados à exportação.

Executada de forma concisa e planejada, a estratégia de isenção ou suspensão de tributos agrega outras vantagens às operações internacionais, como por exemplo:

Aumento da competitividade: a redução de custos proporcionada pelo drawback pode aumentar a competitividade dos produtos no mercado internacional, permitindo preços mais atrativos.
Ampliação de mercados: preços mais competitivos levam à participação em novos mercados, ou seja, o drawback abre oportunidades de atuar em territórios mais abrangentes.
Gestão de estoques: importar insumos e matérias-primas com suspensão ou isenção de tributos pode melhorar a gestão de estoques, permitindo que a empresa tenha mais flexibilidade e agilidade na produção e na entrega dos produtos.
Oportunidades de negócios: a utilização do drawback pode abrir novas oportunidades de negócios, como parcerias sólidas com empresas estrangeiras, facilitando o fluxo de bens e serviços entre diferentes países, e a possibilidade de expandir a presença em mercados internacionais.
Assim, o drawback é um instrumento importante para apoiar o comércio exterior e fortalecer a posição das empresas exportadoras no mercado global. Ao reduzir os custos de produção e incentivar as exportações, esse regime aduaneiro especial contribui para o crescimento econômico, para a criação de empregos e a integração das empresas nas cadeias mundiais de suprimentos.

Com uma implementação eficiente e uma gestão transparente, o drawback se torna uma ferramenta valiosa para promover inovação e a eficiência produtiva, para respaldar o desenvolvimento econômico sustentável, fortalecer as relações comerciais exteriores e consolidar o posicionamento das empresas no mercado global.

Fonte: Economia SC - Seyla Pereira

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004